Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os homens precisam ter um acompanhamento maior da saúde cardíaca, pois os riscos de apresentarem essas comorbidades podem ser até quatro vezes maior do que nas mulheres.

Problemas Cardiovasculares, podem acabar resultando em sintomas como a impotência sexual. Nesse texto, explicamos melhor. Confira!

O que é impotência sexual?

Impotência Sexual é a dificuldade em ter ou manter uma ereção, que pode ocorrer por fatores físicos e psicológicos.

Em casos de impotência originada por problemas físicos, não há fluxo sanguíneo suficiente para o pênis ou o sangue não se mantém nele tempo suficiente para que ele fique rígido durante a relação sexual. Já a impotência causada por fatores psicológicos, como insegurança, ansiedade e estresse também pode comprometer o desempenho e até gerar desinteresse pelo sexo.

Outras causas para a impotência sexual podem ser de origem orgânica, como doenças, cirurgias, tabagismo, depressão, abuso de álcool, uso de medicamentos, problemas hormonais e excesso de peso (obesidade). Na maioria dos casos, os homens com disfunção erétil apresentam as duas componentes do problema (psicológica e orgânica).

 

Como os problemas cardiovasculares podem estar relacionados à impotência sexual?

Um dos principais e mais temidos sintomas que podem servir de alerta para um possível problema cardiovascular no homem é a disfunção erétil, também conhecida como a impotência sexual.

Essa relação se dá porque todo o corpo é vascularizado, principalmente o pênis. Dessa forma, quando acontece a disfunção, é porque o sangue não chegou à região.

É válido reforçar que apesar de se tratar de um problema multifatorial, a disfunção erétil, em muitos casos, é originada por doenças cardiovasculares, como casos em que há patologias cardíacas intrínsecas, como falhas de bomba ou casos em que a doença aterosclerótica está presente, o que causa endurecimento das paredes arteriais por depósito de gordura, por exemplo. Ambas as situações mencionadas ocasionam alteração no fluxo sanguíneo via artéria peniana.

A disfunção erétil atinge grande parcela dos homens com doença cardíaca isquêmica (infarto) e candidatos à cirurgia cardíaca ou angioplastia, o que reforça ainda mais os riscos do uso de medicações para disfunção erétil sem orientação médica adequada.

Por isso, é fundamental que o homem procure ajuda de um médico especializado assim que sentir dificuldade para iniciar ou manter a ereção com qualidade suficiente para sustentar a relação sexual.

Não se intimide se estiver enfrentando alguns eventos de falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen através de um atendimento personalizado, e com sigilo total irá te ajudar.

Fique de olho aqui no blog da Upmen para mais artigos como este e tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa Clínica através dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939

São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 91121-4000