A circuncisão se trata da remoção cirúrgica do prepúcio do pénis, sendo prática frequente em bebês por questões culturais, bem como melhoria em questões de saúde, como a melhoria dos hábitos de higiene íntima que ficam facilitados.

As pequenas glândulas por baixo do prepúcio secretam uma substância, que juntamente com as células mortas da pele formam o esmegma, que em caso de acúmulo, pode levar a infecções e até mesmo a problemas de saúde graves. Mas será que a circuncisão tem alguma relação com a ejaculação precoce? Neste texto, explicamos melhor. Confira!

O que é ejaculação precoce?

Considera-se precoce o homem que ejacula antes ou logo após a penetração na relação sexual. O baixo desempenho, com ejaculação mais rápido que o desejado, também é considerado insatisfatório.

As principais causas da ejaculação precoce são: ansiedade, estresse, problemas no relacionamento, uso de alguns medicamentos e sensibilidade aumentada da glândula peniana.

Vale lembrar que a ansiedade pode tornar o problema crônico, uma vez que quanto mais ansioso, mais adrenalina é liberada no corpo e, consequentemente, mais rápido o homem ejacula. Quando não tratada, a ejaculação precoce pode, no futuro, desencadear algum tipo de disfunção erétil ou impotência sexual.

Qual a relação da circuncisão com a ejaculação precoce?

Apesar de ainda não ter uma comprovação científica em relação aos efeitos da circuncisão masculina na ejaculação precoce, existe a teoria de que como a remoção do prepúcio expõe as glândulas do pênis, reduzindo a sensibilidade deste órgão, ela impediria, também, que o reflexo de ejaculação seja desencadeado cedo demais durante a relação.

A sensibilidade aumentada do pênis é uma das principais causas de ejaculação precoce. O prepúcio é ricamente inervado com neurônios sensoriais, aumentando a sensibilidade da região. Por isso, a cirurgia de fimose (circuncisão) é uma possibilidade a ser considerada para tratar a ejaculação precoce, pois a remoção cirúrgica do prepúcio também retiraria esses receptores sensoriais, diminuindo a sensibilidade da glande. Isso, portanto, faz com que, teoricamente, a circuncisão seja considerada um método de tratamento para a ejaculação precoce.

No entanto, a eficácia desse tipo de tratamento ainda não foi comprovada. Diversos estudos estão sendo feitos, utilizando indicadores como o IELT (tempo de penetração vaginal e ejaculação) para analisar os efeitos da circuncisão na ejaculação precoce, o que ainda não analisado suficientemente a ponto de comprovar se de fato a circuncisão pode curar a ejaculação precoce entre homens.

Portanto, é importante conversar com um urologista, especialista em saúde sexual masculina, caso a ejaculação precoce esteja afetando sua vida sexual.

Não se intimide se estiver enfrentando alguns eventos de falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen irá te ajudar através de um atendimento personalizado e com sigilo total.

Fique de olho aqui no blog da Upmen para mais artigos como esse e tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa Clínica através dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939
São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 9-1121.4000