Todos nós já sabemos que a obesidade é um grande problema para nossa saúde, sendo um dos principais fatores que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e cardiovasculares. E para saúde do homem a obesidade pode também acarretar problemas como a impotência sexual. Nós te explicamos!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade é o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. É importante ressaltar que o aumento de casos de impotência e da infertilidade masculina está diretamente relacionado à obesidade.

O paciente obeso pode apresentar diminuição da libido (desejo sexual), dificuldade para manter uma ereção, piora no desempenho sexual, e até mesmo, uma baixa contagem de espermatozoides no sêmen. Além disso, fatores como baixos níveis plasmáticos de testosterona e pouca resposta a estimulantes sexuais também são relevantes nesses casos.

Estar bem acima do peso pode causar impotência por estar diretamente relacionado a produção hormonal, tendo em vista que, em pacientes obesos, a produção de testosterona, hormônio responsável pelo controle das funções e desempenho sexual, diminui consideravelmente.

A produção de testosterona é realizada por células especializadas e presentes nos testículos, sendo estimulada por outros hormônios, provenientes da glândula hipófise. Geralmente, nesse processo, uma parte da testosterona é transformada em estradiol, um hormônio feminino.

Em casos de homens obesos há um desequilíbrio neste processo de transformação, devido ao aumento do número de células adiposas, elevação dos níveis de insulina, diminuição da relação FSH/LH, diminuição da inibina, que é uma proteína produzida no testículo, e diminuição dos níveis de SHBG, proteína produzida pelo fígado que é carreadora da testosterona.

Esse desbalanço pode prejudicar o processo de formação de espermatozoides, diminuir a libido masculina e dificultar a ereção. Além disso, a obesidade pode trazer doenças cardiovasculares, que também podem estar relacionadas ao desenvolvimento de disfunções eréteis.

Hábitos que aumentam as chances de obesidade e problemas na saúde sexual masculina

Sedentarismo é uma grande ameaça para saúde em geral e não poderia ser diferente quando o assunto é saúde sexual masculina. A falta de exercícios físicos aumenta as chances de desenvolvimento de algumas doenças cardíacas e obesidade, que, como explicado anteriormente, afetam a vida sexual do homem.

Além disso, o homem sedentário possui uma dificuldade maior de fazer atividades que exigem algum tipo de esforço, como o sexo, por exemplo. Isso também pode desencadear problemas relacionados à saúde mental, como estresse, depressão e desânimo, aumentando ainda mais a dificuldade de ter um bom desempenho durante a relação.

O consumo excessivo de comidas gordurosas, além de aumentar o risco da obesidade, também ajuda a diminuir a produção da testosterona, comprometendo o desempenho sexual do homem. Os alimentos gordurosos ainda podem gerar mais problemas cardiovasculares, pois tendem a entupir as veias e artérias, prejudicando a circulação sanguínea no corpo todo, incluindo no pênis, o que pode resultar em uma disfunção erétil.

Diante disso, o principal fator a ser tratado é o causador da impotência, que neste caso é a obesidade. Portanto, é válido ressaltar que ter bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas devem ser preocupações constantes do homem, principalmente para aqueles que querem manter uma vida sexual satisfatória.

Caso o problema sexual continue, reforçamos que uma consulta com um médico especialista é fundamental para entender o motivo dessa permanência e o melhor tratamento a ser seguido.

Não se intimide se estiver enfrentando alguns eventos de falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen pode te ajudar através de um atendimento personalizado e com sigilo total.

Fique de olho aqui no blog da UpMen para mais artigos como este e, não se esqueça, tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa clínica através dos telefones:

 

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939
São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 91121-4000