A vida sexual tem grande importância na saúde do homem, pois auxilia no preparo físico, no prazer e no bem-estar, por exemplo. Por isso, é preciso muito cuidado e atenção, pois existem diversos fatores que podem afetar diretamente a saúde sexual masculina e, por isso, devemos nos atentar para evitar uma dor de cabeça no futuro.

O que pode afetar a saúde sexual masculina

Falta de Atividade Física/Sedentarismo

A falta de atividade física acarreta o sedentarismo, que é uma ameaça em qualquer situação, assim como na saúde sexual masculina. Isso aumenta as chances de desenvolvimento de algumas doenças cardíacas e obesidade, que afetam a vida sexual do homem.

Além disso, o homem sedentário tem dificuldade de fazer atividades que exigem algum tipo de esforço, como o sexo, o que pode torná-lo desanimado, diminuir o interesse sexual ou aumentar a dificuldade de ter um bom desempenho na cama.

Problemas Psicológicos, como Estresse, Depressão e Ansiedade

O estresse é um dos grandes inimigos da saúde sexual masculina, pois, quando crônico, eleva os níveis de cortisol e diminui a produção da testosterona, o principal hormônio masculino, o que pode resultar em uma disfunção erétil. Além disso, pode aumentar a fadiga, levando à indisposição no momento da relação.

Já a depressão diminui o interesse sexual, afetando o desempenho. Por fim, a ansiedade leva ao nervosismo, o que atrapalha na ereção e aumenta o risco de ejaculação precoce devido ao excesso de produção de adrenalina. Situações assim aumentam a ansiedade diante de um possível fracasso no ato sexual, o que leva a um ciclo repetitivo.

Má Alimentação

Se alimentar de comidas gordurosas, além de aumentar o risco da obesidade, que afeta o desempenho sexual do homem, também ajuda a diminuir a produção da testosterona, comprometendo o desejo do homem.

Além disso, os alimentos gordurosos podem entupir as veias e artérias, prejudicando a circulação sanguínea no corpo todo, incluindo no pênis, o que pode resultar em uma disfunção erétil. Algo parecido acontece com os açúcares, que estreitam as paredes de veias e artérias, dificultando, também, a ereção. Sem falar no risco do desenvolvimento de diabetes, que também afeta a circulação e os nervos.

Vícios

Existem diversos vícios que podem afetar a saúde sexual masculina, sendo eles drogas, álcool e tabagismo. O fumo excessivo pode gerar problemas circulatórios, cardíacos e neurológicos, levando a disfunções sexuais. Já o álcool afeta a coordenação motora e diminui a libido.

Agora, diferentes tipos de drogas podem levar à impotência e sérios problemas cerebrais, que afetam diretamente na saúde como um todo, incluindo a sexual. Um outro tipo de vício é o de videogames, pois pode levar ao sedentarismo e as consequências dele citadas anteriormente.

E seus hábitos, como estão?

Não se intimide se estiver enfrentando alguns eventos de falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen pode te ajudar através de um atendimento personalizado e com sigilo total.

Fique de olho aqui no blog da Upmen para mais artigos como este e, não se esqueça, tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa clínica através dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939
São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 91121-4000