Em termos técnicos, ereções ao acordar são ereções penianas noturnas, comuns entre os homens desde bebês. Mas por que elas acontecem?
Essas ereções espontâneas acontecem durante a fase REM do sono, Rapid Eye Movement (Movimento rápido dos olhos), aquela em que sonhamos, quando as áreas responsáveis pelos nervos parassimpáticos do cérebro são ativadas. Eles são conhecidos como nervos do descanso e da digestão, causando relaxamento e liberando, consequentemente, a serotonina, o “hormônio do prazer”.
Isso resulta nas ereções espontâneas, podendo acontecer até 5 vezes durante a noite, durando entre 5 e 15 minutos, dependendo da quantidade de vezes e de tempo em que o homem está na fase REM.
Este é um mecanismo involuntário de autodefesa do pênis, para evitar a fibrose por ficar muito tempo parado.
Outro motivo que pode levar o homem a ter ereções ao acordar é a bexiga cheia. Ela pressiona a próstata, ocasionando no que é chamado popularmente de “tesão do mijo”.
Mais do que um mecanismo de defesa, as ereções ao acordar dizem muito sobre a saúde masculina, sexual e geral.
Primeiramente que, se um homem tem ereções penianas noturnas e havia sido diagnosticado com disfunção erétil, elas mostram que o problema dele é psicológico.
Outro ponto importante é que o pênis ereto durante a noite mostra que o homem, provavelmente, não tem doenças cardiovasculares e no sistema nervoso, nem distúrbios hormonais.
Isso porque, o homem, quando excitado, ocasiona em efeitos nos sistemas nervoso e endócrino diretamente para vasos sanguíneos do pênis. As mensagens químicas são enviadas do cérebro ao órgão genital, aumentando o fluxo de sangue e, consequentemente, ocasionando na ereção.
O fato de o pênis fazer este movimento espontaneamente é um bom sinal de que todo esse processo está ocorrendo como o esperado graças à saúde dos sistemas envolvidos.
Mas vale lembrar que é sempre importante fazer exames de rotina para confirmar se tudo está realmente bem.
É normal que número de ereções espontâneas noturnas diminuam com o passar dos anos, por isso, a ausência delas não significa diretamente que o homem está doente.
Agora, pode ser um sinal de alerta, principalmente naqueles que ainda não chegaram à terceira idade. Hábitos nocivos ajudam a acelerar esse processo, como excesso de drogas, álcool, gordura, nicotina e estresse, podendo ocasionar em uma disfunção erétil.
Como elas acontecem durante o sono REM, não é possível perceber todas as ereções durante a noite. Caso acorde sempre ereto e, repentinamente, não mais, em pouco tempo, é importante procurar uma opinião profissional, principalmente se a ereção diminuir no momento do ato sexual, também.
Por isso, faça exames, acompanhamento médico, cuide dos seus hábitos para que sejam saudáveis e conheça seu corpo. Assim você terá uma saúde de ferro e uma vida sexual prazerosa.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o blog da Upmen e fique de olho sobre tudo que envolve saúde sexual masculina.